Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica do campus Vitória da Conquista, iniciou no primeiro semestre de 2006. Em 2011 teve seu ato de reconhecimento por meio da Portaria nº 406 de 11/10/2011 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, nº198, sexta-feira, 14 de outubro de 2011. Em 2012 o curso foi reconhecido pelo ao MEC por meio da Portaria n° 286, de 21 de dezembro de 2012 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, n° 249, quinta-feira, 27 de dezembro de 2012. Em 2015, teve seu reconhecimento renovado por meio da Portaria n° 1.094, de 24 de dezembro de 2015 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, n° 249, quarta-feira, 30 de dezembro de 2015 sendo avaliado junto ao MEC com conceito 4. Atualmente por meio da última renovação ocorrida de forma automática em 2018, conforme Portaria n° 918, de 27 de dezembro de 2018, o curso permanece avaliado com conceito 4.

O profissional egresso do curso de Engenharia Elétrica terá uma sólida formação técnico - científica, atuando em estudos e em projetos de sistemas elétricos, eletrônicos e de automação, considerando o senso crítico, sendo capaz de se adaptar às exigências do mercado de trabalho, agregar novas tecnologias e de propor soluções teórico-práticas competitivas e inovadoras, considerando os aspectos econômicos, sócio ambientais, éticos e de segurança; deverá ser capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, planejar e implementar soluções concernentes a projetos, gestão, fiscalização, fabricação, montagem, automação e controle de sistemas elétricos, eletrônicos e de potência.

A concepção do curso leva em consideração a legislação vigente, que contempla as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2019) e Resolução CNE/CES 01/2021 dos Cursos de Engenharia e que descrevem o conteúdo obrigatório mínimo, bem como as competências e habilidades a serem constituídas pelo discente ao longo do curso. Vale salientar que, de acordo com os Princípios Norteadores das Engenharias nos Institutos Federais (2008), o perfil do egresso será realimentado constantemente considerando a dinâmica e atualizações decorrentes do mundo do trabalho.

Carga horária total do curso Tempo mínimo de Integralização Período PPC
Componentes curriculares (básicas, profissionalizantes, específicas e optativas) + ACEX + Atividades Curriculares Complementares + Estágio Supervisionado + Projeto Final de Curso 3.945h 5 anos Diurno Versão Revisada 2023
Componentes curriculares (básicas, profissionalizantes, específicas e optativas) + Atividades Curriculares Complementares + Estágio Supervisionado + Projeto Final de Curso 3.870h 5 anos Diurno Versão 2006
Descrição do Curso Regime Acadêmico Número de Vagas Forma de Ingresso
Engenharia Elétrica com opções de ênfases em Eletrotécnica, Automação e/ou Controle e/ou Eletrônica. Periodização semestral. 50 vagas semestrais. SISU e Editais, utilizando nota do ENEM ou legislação vigente, transferência interna, transferência externa, portador de diploma de nível superior e outras formas previstas nas Normas Acadêmicas do Ensino Superior (NAES) da instituição.

Coordenação do Curso: